domingo, 2 de novembro de 2008

Atividade: Curiosidade do mundo animal.

Alunos da 2ª série B pesquisam curiosidades do mundo animal.Depois de realizarem a reescrita obteram como produto final um painel informativo. Esta atividade ficou muito legal! Parabéns criançada!



Alunos durante pesquisa no site de busca.


Produto final: Painel informativo confeccionado pelos próprios alunos com textos formulados por eles no aplicativo Word.





O aluno André concentração para assimilar todo o conteúdo no site de busca sobre curiosidade do mundo animal.



Premiação : 'Sessão Pipoca"

Utilizando o recurso da tecnologia, foi oferecido aos alunos da 3ª série A uma sessão pipoca como premiação do projeto: Mascotes e Valores.




Alunos durante a apresentação do filme: Uma noite no museu com direito a pipoca e suco.


Cenas do filme: Uma noite no museu.


Alunos durante sessão pipoca.



'Projeto: Painel Primavera" e Jardim móvel.



Alunos manifestaram o interesse de deixar mais bonito o ambiente escolar, e junto com a professora de Informática Educacional dão origem ao projeto:" Primavera com jardim móvel".
Que tem como objetivo maior fazer com que o aluno interage com o meio em que vive se tornado protagonista de sua vida escolar através de decisões tomadas por eles próprios.
Além de conhecer o mundo fascinante da reciclagem e valorizar o ambiente escolar.




Alunos da 2ª série A, durante consultarem site de utilização de garrafas pet. para o ambiente de casa.
Alunos da 2ª série A, durante pesquisa sobre cultivo de plantas e flores.

Atenção total durante leitura compartilhada sobre flores.



Projeto: " O prazer da leitura e pesquisa através do computador"


Alunos durante pesquisa dos escritores brasileiros!


Alunas pesquisam sobre biografia do escritor Fernando Pessoa.

O computador é uma grande ferramenta para a pratica da leitura e escrita!

sábado, 1 de novembro de 2008

Projeto:"O prazer da leitura e pesquisa através do computador"


A aluna Alexiane durante pesquisa.

Gravação do C.D. com Historias de autores brasileiros narradas pelas meninas da 4 ª série A.



Alunas depois de pesquisa realizada o movie make para apresentação de sue grupo.




Como o objetivo maior deste projeto é preparação de leitores com habilidades exigidas pela atual sociedade da “era digital” e para uma boa formação do jovem do século XXI.
Os alunos através de pequenos grupos criados por eles mesmo, estabeleceram com a ajuda da professora, determinado assuntos que acham interessante pesquisar como: O hábito da leitura no Brasil o gênero mais lido, quais os autores prediletos entre as crianças de 7 a 12 anos. E o livro da minha vida. Assim cada sala ficou responsável por um escritor brasileiro:
- 4ª série A “Monteiro lobato” e “Luis Fernando Veríssimo”
- “4ª série B “Ziraldo” e “Clarice Lispector”.
Em cada sala foi criado dois grupo onde cada um deles ficou responsável de pesquisar um escritor( a) levantando o maior numero de informações sobre os mesmos.
No primeiro momento foi necessário estabelecer um líder para estar orientando e decidindo sobre as tarefas que cada integrante do grupo ficaria responsável ( trabalho em equipe).
No segundo momento estabeleceram um roteiro de pesquisa distinguindo os pontos principais a ser levantados na pesquisa realizada por meio da internet em vários sites educativos. Quando já estavam de posse das informações levantadas registraram em um mini diário no aplicativo Word, e confeccionaram painéis informativos para fixar na parte externa da escola.
Num terceiro momento, os alunos definiram qual o recurso de mídias que utilizariam para expor estas pesquisas:vídeo”Monteiro lobato”, blog “Clarice Lispector”, fotografia em quadrinhosZiraldo” e peca de teatro “Ricardo Azevedo”.Sendo importante citar que durante todo o decorrer do projeto os alunos tiveram que decidir em grupo o que seria feito tendo atitude em escolher o que seria ideal naquele momento ou não para o sucesso do projeto.Ao final das produções convidaram a comunidade para ver os resultados gloriosos dos alunos com o projeto
Alem disso, cada sala criou um C.D contendo histórias escritas pelos autores pesquisados sendo reproduzidas pelos mesmos, no aplicativo ( gravador) do computador. Este material foi doado para acervo das séries iniciais “1ªA e 1ªB ”, da unidade escolar.
Materiais utilizados: Computador, impressora, maquina digital, filmadora, DVD, vídeo, softwares e aplicativos, internet, papéis diversos, cola, tesoura e fantasias confeccionadas por eles.